Projeto Pedagógico – Licença Capacitação
A Facultatem, Plataforma de Ensino a Distância, sociedade empresária limitada
FACULTATEM LTDA., CNPJ sob o nº 26.295.012/0001-84, é uma plataforma de Cursos
on-line, na modalidade de Educação a distância.
1. Justificativa
A FACULTATEM, Plataforma de Ensino a Distância, surgiu a partir da percepção da
necessidade de proporcionar um ensino à distância de qualidade, aliando a facilidade de
estudar através de um ambiente on-line, a qualquer hora do dia ou da noite. O aluno
poderá realizar a capacitação de acordo com o tempo que tem disponível, respeitando
seu ritmo individual de aprendizagem.
2. Objetivos
Acreditamos que o ensino a distância possui cada vez maior relevância no cenário
educacional. A capacitação pela internet já se consolidou como opção principal para
aqueles que querem buscar aperfeiçoamento profissional de qualidade, aliando à
praticidade de estudar quando e onde quiser.
A FACULTATEM objetiva fornecer uma capacitação formal de qualidade aos servidores
públicos, visando prepará-lo para melhor exercer suas atividades. Nosso objetivo é aliar a
praticidade do ensino a distância à interação e reflexão, para que não se tornem apenas
um conjunto de conteúdos, ofertados em ambiente virtual.
3. Público-alvo
Servidores públicos da esfera federal, estadual ou municipal interessados em capacitar-se
profissionalmente.
4. Carga Horária
A carga horária irá variar de acordo com o curso escolhido pelo aluno no momento da
inscrição, podendo ser de 15, 30, 60 ou 90 dias. O aluno também deverá indicar a data
que iniciará o curso e poderá inscrever-se a qualquer momento.
5. Metodologia
O processo de aprendizagem a distância ocorre por meio de aulas on-line e interatividade
do aluno com o ambiente virtual. O aluno poderá acompanhar o curso pelo seu
computador, no dia, hora e local que lhe forem mais convenientes, desde que dentro do
período do seu curso. Os cursos disponibilizados levam os alunos a uma participação
ativa através das videoaulas, material de apoio, questionários e fóruns. Os cursos são
desenvolvidos em ambiente online, sendo as aulas, fóruns, material de apoio e avaliação,
disponibilizados em nosso site.
6. Acompanhamento e tutoria
O desenvolvimento e aproveitamento do aluno é acompanhado pelo instrutor de cada
curso, que detém o conhecimento e a didática para dar o melhor suporte ao aluno. Ele
atua como tutor, indicando atividades, avaliando a participação nos fóruns e respondendo
as dúvidas dos alunos. O tutor pode propor atividades através do fórum da plataforma,
através do e-mail dos alunos ou durante as aulas do curso.
7. Como o site funciona
As Inscrições podem ser feitas a todo momento e o aluno realiza as atividades de acordo
com sua disponibilidade de horário, respeitando o ritmo individual de aprendizagem e o
tempo mínimo e máximo para realização do curso. Para iniciar, desenvolver e concluir um
curso junto à FACULTATEM o aluno precisa ter acesso a um computador e à Internet
banda larga.
8. Sistemas de avaliação
A avaliação se dá através de uma prova de múltipla escolha, realizada após a
visualização das aulas e leitura do material didático, e através da avaliação pelo instrutor
do curso, da participação nos fóruns de discussão.
9. Certificação
Ao término do curso, o aluno receberá um certificado eletrônico, desde que tenha um
aproveitamento acima de 70% nas avaliações e transcorrido o tempo mínimo de acordo
com o programado no momento da inscrição: 30, 60 ou 90 dias.
Todos os cursos de capacitação contam com ferramenta de avaliação que é
disponibilizada após transcorrido o prazo mínimo correspondente à carga horária
certificada.
Curso: Comunicação não Violenta – CNV na gestão de conflitos.
Carga horária: 130 horas (30 dias)
Recursos: videoaulas, material didático em PDF para download, questionários, fóruns e
avaliação final.
Objetivos específicos:
O objetivo do curso é oferecer aos servidores públicos (das esferas federais, estaduais e
municipais) conhecimento e atualização em temas relativos a saúde física, saúde mental,
bem-estar, relações interpessoais e Comunicação não violenta, conforme conteúdo
programático.
Justificativa:
A relação entre as pessoas muitas vezes pode ser desafiadora, tanto dentro quanto fora
do ambiente corporativo. É através da comunicação que os sentimentos são
manifestados, fomentando a amizade ou os conflitos entre as partes.
Os conflitos, exteriorizados muitas vezes por meio de ofensas pessoais, são divergências
e rivalidades que intensificam os desentendimentos e podem ter um impacto direto na
saúde física e mental das pessoas e minam o clima organizacional.
Quando as pessoas não estão bem, a organização em que trabalham também não vai
bem. Isto porque, as organizações são feitas de pessoas e é por este motivo que a gestão
de conflitos devem ser uma preocupação constante para o setor de Recursos Humanos e
Setor de saúde dos servidores.
A Comunicação Não-Violenta (CNV), desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall
Rosenberg, tornou-se mundialmente reconhecida por ser um processo de entendimento
que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia, ajudando na resolução dos
conflitos interpessoais e contribuindo para o melhora do clima organizacional.
Conteúdo Programático:
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NA GESTÃO DE CONFLITOS. – 130h/a
UNIDADE 1 – AS CONEXÕES E A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS- 20h/a
1 – Introdução ao tema
2 – Necessidade de conexões
3 – Bloqueios à conexão
4 – Importância da comunicação entre os indivíduos
5 – Comunicação alienante da vida
6 – Comunicações tóxicas
7 – Teatros mentais
8 – Valores e comportamentos nos relacionamentos
9 – O poder da vulnerabilidade
UNIDADE 2 – CONHECENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – CNV – 10 h/a
1 – O que é e como surgiu a CNV
2 – Onde aplicamos a CNV
3 – Símbolo da CNV
4 – Características da CNV (empatia, escuta ativa, clareza e conexão)
5 – O que não fazer ao aplicar a CNV (comparações, generalizações, julgamentos
e negações)
6 – Componentes da CNV (observação, sentimentos, necessidades e pedidos)
UNIDADE 3 – DESENVOLVENDO OS PILARES DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA –
CNV – 10 h/a
1 – Habilidade de Observar
2 – Emoções autênticas
3 – Necessidades emocionais
4 – Como realizar pedidos autênticos
5 – Diferenciando pedidos de exigência
UNIDADE 4 – DESENVOLVENDO A CNV – 20 h/a
1 – Desenvolvendo o autoconhecimento
2 – Desenvolvendo a mudança de intenção
3 – Desenvolvendo a empatia
4 – Diferenciando o que é interpretação e o que é realidade
5 – Praticando os pedidos
6 – Treinando a CNV mentalmente
7 – Praticando a CNV em seus círculos sociais
8 – Preparação para momentos desafiadores
UNIDADE 5 – PRATICANDO CNV – 10h/a
1 – Praticando diálogos
2 – Atividades Práticas
UNIDADE 6 – CNV NO AMBIENTE DE TRABALHO – 20h/a
1 – Importância da CNV no trabalho
2 – Como adotar a CNV no trabalho
3 – Principais benefícios da CNV no ambiente de trabalho
4 – Resolução pacífica de conflitos no ambiente de trabalho
5 – Como gerar conexão com a equipe de trabalho
6 – Entendendo seus colegas
7 – Melhorar a produtividade de indivíduos e equipes
8 – Mediando combinados descumpridos
9 – Realizar reuniões mais efetivas
10 – Lidar de maneira eficaz com conversas difíceis
11 – Reduzir conflitos e estresse no local de trabalho
UNIDADE 7 – CNV NA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO –
20h/a
1 – Principais causas de conflitos no ambiente de trabalho
2 – Julgamento, condenação, raiva
3 – Necessidades não atendidas
4 – Gatilhos
5 – Empatia nos conflitos
6 – Lidando com o Não
UNIDADE 8 – PRATICANDO CNV – 20h/a
1 – Dando Feedbacks e avaliações
2 – Respondendo e-mails
3 – Praticando diálogos
4 – Atividades Práticas
UNIDADE 9 – AVALIAÇÃO
Recursos do curso
- Leituras 59
- Questionários 1
- Duração 30 dias
- Nível de habilidade Todos os níveis
- Idioma Português
- Alunos 10
- Avaliação Sim
Conteúdo
- 9 Sections
- 59 Lessons
- Duração da vida
- novaUNIDADE 1 - AS CONEXÕES E A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS11
- 1.1AULA 1 – Introdução ao tema
- 1.2AULA 2 – Necessidade de conexões e Importância da comunicação entre os indivíduos
- 1.3Material complementar – AULA 2
- 1.4AULA 3 – Bloqueios à conexão e Comunicações tóxicas
- 1.5Material complementar – AULA 3
- 1.6AULA 4 -Comunicação alienante da vida
- 1.7Material complementar – AULA 4
- 1.8AULA 5 – Teatros mentais e Valores e comportamentos nos relacionamentos
- 1.9Material complementar – AULA 5
- 1.10AULA 6 – O poder da Vulnerabilidade
- 1.11Material complementar – AULA 6
- UNIDADE 2 - CONHECENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA - CNV8
- 2.0AULA 1 -O que é e como surgiu a CNV; Onde aplicamos a CNV ; Símbolo da CNV
- 2.1Material complementar – AULA 1
- 2.2AULA 2 – Características da CNV (empatia, escuta ativa, clareza e conexão)
- 2.3Material complementar – AULA 2
- 2.4AULA 3 – O que não fazer ao aplicar a CNV (comparações, generalizações, julgamentos e negações)
- 2.5Material complementar – AULA 3
- 2.6AULA 4 – Componentes da CNV (observação, sentimentos, necessidades e pedidos)
- 2.7Material complementar – AULA 4
- UNIDADE 3 - DESENVOLVENDO OS PILARES DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA8
- 3.0AULA 1 – Habilidade de Observar
- 3.1Material complementar – AULA 1
- 3.2AULA 2 – Emoções autênticas
- 3.3Material complementar – AULA 2
- 3.4AULA 3 – Necessidades emocionais
- 3.5Material complementar – AULA 3
- 3.6AULA 4 – Como realizar pedidos autênticos e Diferenciando pedidos de exigência
- 3.7Material complementar – AULA 4
- UNIDADE 4 - DESENVOLVENDO A CNV12
- 4.0AULA 1 – Desenvolvendo o autoconhecimentoe a a mudança de intenção
- 4.1Material complementar – AULA 1
- 4.2AULA 2 – Desenvolvendo a empatia
- 4.3Material complementar – AULA 2
- 4.4AULA 3 e 4- Diferenciando o que é interpretação e o que é realidade e Praticando os pedidos
- 4.5Material complementar – AULA 3 e 4
- 4.6AULA 5 – Treinando a CNV mentalmente
- 4.7Material complementar – AULA 5
- 4.8AULA6 – Treinando a CNV mentalmente
- 4.9Material complementar – AULA6
- 4.10AULA 7 – Preparação para momentos desafiadores
- 4.11Material complementar – AULA 7
- UNIDADE 5 - PRATICANDO CNV4
- UNIDADE 6 - CNV NO AMBIENTE DE TRABALHO6
- 6.0AULA 1 – Importância da CNV no trabalho; Como adotar a CNV no trabalho; Principais benefícios da CNV no ambiente de trabalho
- 6.1Material complementar – AULA 1
- 6.2AULA 2 – Resolução pacífica de conflitos no ambiente de trabalho e Como gerar conexão com a equipe de trabalho
- 6.3Material complementar – AULA 2
- 6.4AULA 3 -Entendendo seus colegas, Melhorar a produtividade de indivíduos e equipes, Mediando combinados descumpridos
- 6.5AULA 4 – Mediando combinados descumpridos, Realizar reuniões mais efetivas, Lidar de maneira eficaz com conversas difíceis
- UNIDADE 7 - CNV NA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO6
- UNIDADE 8 - PRATICANDO CNV4
- AVALIAÇÃO1
Público-alvo
- Servidores Públicos Federais
- Servidores Públicos Estaduais
- Servidores Públicos Municipais