Back

Por que conteúdo em vídeo é o futuro da internet

Você abre o Facebook e já assiste à filmagem da festa de aniversário do seu primo. No WhatsApp, o grupo de colegas do trabalho está rindo por causa do vídeo engraçado que alguém enviou. No YouTube, você encontra vídeos sobre tudo que é assunto.

Para onde você olhar, eles estão lá: os conteúdos em vídeo tomaram conta da internet! E a previsão é aumentar: em 2019, 80% do tráfego da internet será gerado por vídeos, segundo pesquisa.

Mas eles podem ir muito além da zoeira e das filmagens caseiras. Quando usados como uma ferramenta de educação online, eles melhoram a experiência de aprendizado dos alunos.

Neste post, vamos entender por que os vídeos são o futuro da internet e quais são seus benefícios a quem utiliza esse formato para dar aulas online. Entenda melhor:

Conteúdos em vídeo são mais estimulantes

A leitura é essencial para o processo de aprendizado. Mas vivemos em um mundo dominado pela tecnologia, e os alunos vão precisar cada vez mais de diferentes estímulos para aprender — muito além do modelo expositivo na sala de aula tradicional.

O conteúdo em vídeo, portanto, é um formato diferenciado de transmitir conhecimento. A didática é muito mais estimulante, pois os recursos audiovisuais permitem explorar melhor os sentidos da visão e da audição.

Assim, o aluno se sente mais motivado e mantém seu interesse — o que é um desafio atual para os professores.

Conteúdos em vídeo facilitam a apreensão da matéria

Animações, efeitos sonoros, inserções de texto, gráficos e a própria fala do professor facilitam a apreensão da matéria, pois os conteúdos podem ser abordados no formato mais propício ao aprendizado. Já em um livro ou em sala de aula, os recursos de ensino são mais limitados.

Em relação a um material escrito, o vídeo tem também mais capacidade de transmitir emoção, seja através de um enredo envolvente, seja pelo tom de voz do professor. E a neurociência explica que a emoção ajuda a reter informações no processo de aprendizagem.

Os equipamentos estão mais acessíveis e os custos estão menores

Lembra aquela época em que precisava de uma câmera filmadora e fita cassete para gravar qualquer coisa? Hoje, no entanto, todo esse equipamento cabe na palma da sua mão: é o celular, que todo mundo tem e acessa a qualquer hora do dia.

Só com o celular, já é possível gravar videoaulas. E se quiser investir em equipamentos de iluminação, maquiagem ou edição, hoje pode-se encontrar qualquer coisa pela internet, com bons preços.

A qualidade da internet só tende a melhorar

Com a constante evolução da tecnologia, espera-se que a banda larga e a internet móvel melhorem. No Brasil, principalmente, ainda há muito a evoluir, tanto em qualidade quanto em cobertura.

O que isso significa para o mundo dos vídeos? Que videoaulas ficarão acessíveis para mais pessoas, em qualquer local ou dispositivo, e com mais qualidade, sem travar ou consumir tantos dados.

Portanto aposte nesse formato de ensino. Você pode encontrar conteúdos de qualidade com um preço bastante acessível, e com liberdade para você estudar quando quiser. Acesse agora mesmo os cursos da Facultatem e comece a aprender.