Projeto Pedagógico – Licença Capacitação
A Facultatem, Plataforma de Ensino a Distância, sociedade empresária limitada
FACULTATEM LTDA., CNPJ sob o nº 26.295.012/0001-84, é uma plataforma de Cursos
on-line, na modalidade de Educação a distância.
1. Justificativa
A FACULTATEM, Plataforma de Ensino a Distância, surgiu a partir da percepção da
necessidade de proporcionar um ensino à distância de qualidade, aliando a facilidade de
estudar através de um ambiente on-line, a qualquer hora do dia ou da noite. O aluno
poderá realizar a capacitação de acordo com o tempo que tem disponível, respeitando
seu ritmo individual de aprendizagem.
2. Objetivos
Acreditamos que o ensino a distância possui cada vez maior relevância no cenário
educacional. A capacitação pela internet já se consolidou como opção principal para
aqueles que querem buscar aperfeiçoamento profissional de qualidade, aliando à
praticidade de estudar quando e onde quiser.
A FACULTATEM objetiva fornecer uma capacitação formal de qualidade aos servidores
públicos, visando prepará-lo para melhor exercer suas atividades. Nosso objetivo é aliar a
praticidade do ensino a distância à interação e reflexão, para que não se tornem apenas
um conjunto de conteúdos, ofertados em ambiente virtual.
3. Público-alvo
Servidores públicos da esfera federal, estadual ou municipal interessados em capacitar-se
profissionalmente.
4. Carga Horária
A carga horária irá variar de acordo com o curso escolhido pelo aluno no momento da
inscrição, podendo ser de 15, 30, 60 ou 90 dias. O aluno também deverá indicar a data
que iniciará o curso e poderá inscrever-se a qualquer momento.
5. Metodologia
O processo de aprendizagem a distância ocorre por meio de aulas on-line e interatividade
do aluno com o ambiente virtual. O aluno poderá acompanhar o curso pelo seu
computador, no dia, hora e local que lhe forem mais convenientes, desde que dentro do
período do seu curso. Os cursos disponibilizados levam os alunos a uma participação
ativa através das videoaulas, material de apoio, questionários e fóruns. Os cursos são
desenvolvidos em ambiente online, sendo as aulas, fóruns, material de apoio e avaliação,
disponibilizados em nosso site.
6. Acompanhamento e tutoria
O desenvolvimento e aproveitamento do aluno é acompanhado pelo instrutor de cada
curso, que detém o conhecimento e a didática para dar o melhor suporte ao aluno. Ele
atua como tutor, indicando atividades, avaliando a participação nos fóruns e respondendo
as dúvidas dos alunos. O tutor pode propor atividades através do fórum da plataforma,
através do e-mail dos alunos ou durante as aulas do curso.
7. Como o site funciona
As Inscrições podem ser feitas a todo momento e o aluno realiza as atividades de acordo
com sua disponibilidade de horário, respeitando o ritmo individual de aprendizagem e o
tempo mínimo e máximo para realização do curso. Para iniciar, desenvolver e concluir um
curso junto à FACULTATEM o aluno precisa ter acesso a um computador e à Internet
banda larga.
8. Sistemas de avaliação
A avaliação se dá através de uma prova de múltipla escolha, realizada após a
visualização das aulas e leitura do material didático, e através da avaliação pelo instrutor
do curso, da participação nos fóruns de discussão.
9. Certificação
Ao término do curso, o aluno receberá um certificado eletrônico, desde que tenha um
aproveitamento acima de 70% nas avaliações e transcorrido o tempo mínimo de acordo
com o programado no momento da inscrição: 30, 60 ou 90 dias.
Todos os cursos de capacitação contam com ferramenta de avaliação que é
disponibilizada após transcorrido o prazo mínimo correspondente à carga horária
certificada.
Curso: Comunicação não Violenta no ambiente de trabalho.
Carga horária: 70 horas (15 dias)
Recursos: videoaulas, material didático em PDF para download, questionários, fóruns e
avaliação final.
Objetivos específicos:
O objetivo do curso é oferecer aos servidores públicos (das esferas federais, estaduais e
municipais) conhecimento e atualização em temas relativos a saúde física, saúde mental,
bem-estar, relações interpessoais e Comunicação não violenta, conforme conteúdo
programático.
Justificativa:
A relação entre as pessoas muitas vezes pode ser desafiadora, tanto dentro quanto fora
do ambiente corporativo. É através da comunicação que os sentimentos são
manifestados, fomentando a amizade ou os conflitos entre as partes.
Os conflitos, exteriorizados muitas vezes por meio de ofensas pessoais, são divergências
e rivalidades que intensificam os desentendimentos e podem ter um impacto direto na
saúde física e mental das pessoas e minam o clima organizacional.
Quando as pessoas não estão bem, a organização em que trabalham também não vai
bem. Isto porque, as organizações são feitas de pessoas e é por este motivo que a gestão
de conflitos devem ser uma preocupação constante para o setor de Recursos Humanos e
Setor de saúde dos servidores.
A Comunicação Não-Violenta (CNV), desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall
Rosenberg, tornou-se mundialmente reconhecida por ser um processo de entendimento
que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia, ajudando na resolução dos
conflitos interpessoais e contribuindo para o melhora do clima organizacional.
A Polícia Rodoviária Federal percebeu estas necessidades de aprendizagem e as elencou
no novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, em seu anexo III.
O presente curso buscou adequar-se a estas necessidades, contemplando em seu
conteúdo programático os temas da área de conhecimento número 4 (Bem estar e
relações interpessoais) e da área de conhecimento número 31 (Saúde física e mental),
ambas do anexo III.
Conteúdo Programático:
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE DE TRABALHO. – 70h/a
UNIDADE 1 – CONHECENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – CNV – 20 h/a
1 – O que é e como surgiu a CNV
2 – Onde aplicamos a CNV
3 – Simbolo da CNV
4 – Características da CNV (empatia, escuta ativa, clareza e conexão)
5 – O que não fazer ao aplicar a CNV (comparações, generalizações, julgamentos
e negações)
6 – Pilares da CNV (observação, sentimentos, necessidades e pedidos)
UNIDADE 2 – CNV NO AMBIENTE DE TRABALHO – 20h/a
1 – Importância da CNV no trabalho
2 – Como adotar a CNV no trabalho
3 – Principais benefícios da CNV no ambiente de trabalho
4 – Resolução pacífica de conflitos no ambiente de trabalho
5 – Como gerar conexão com a equipe de trabalho
6 – Entendendo seus colegas
7 – Melhorar a produtividade de indivíduos e equipes
8 – Mediando combinados descumpridos
9 – Realizar reuniões mais efetivas
10 – Lidar de maneira eficaz com conversas difíceis
11 – Reduzir conflitos e estresse no local de trabalho
UNIDADE 3 – CNV NA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO –
20h/a
1 – Principais causas de conflitos no ambiente de trabalho
2 – Falhas na comunicação interna
3 – Julgamento, condenação e indignação
4 – Necessidades não atendidas
5 – Gatilhos
6 – Empatia nos conflitos
7 – Lidando com o Não
8 – Lidando com conversas difíceis
UNIDADE 4 – PRATICANDO CNV NO AMBIENTE DE TRABALHO- 10h/a
1 – Praticando dialogos
2 – Atividades Práticas
UNIDADE 5 – AVALIAÇÃO
Recursos do curso
- Leituras 24
- Questionários 0
- Duração 15 dias
- Nível de habilidade Todos os níveis
- Idioma Português
- Alunos 4
- Avaliação Sim
Conteúdo
- 6 Sections
- 24 Lessons
- Duração da vida
- Apresentação do curso1
- CONHECENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA - CNV7
- 2.1AULA 1 – AULA 1 -O que é e como surgiu a CNV; Onde aplicamos a CNV ; Símbolo da CNV
- 2.2AULA 2 – Características da CNV (empatia, escuta ativa, clareza e conexão)
- 2.3Material complementar – AULA 2
- 2.4AULA 3 – O que não fazer ao aplicar a CNV (comparações, generalizações, julgamentos e negações)
- 2.5Material complementar – AULA 3
- 2.6AULA 4 – Componentes da CNV (observação, sentimentos, necessidades e pedidos)
- 2.7Material complementar – AULA 4
- CNV NO AMBIENTE DE TRABALHO6
- 3.1AULA 1 – Importância da CNV no trabalho; Como adotar a CNV no trabalho; Principais benefícios da CNV no ambiente de trabalho
- 3.2Material complementar – AULA 1
- 3.3AULA 2 – Resolução pacífica de conflitos no ambiente de trabalho e Como gerar conexão com a equipe de trabalho
- 3.4Material complementar – AULA 2
- 3.5AULA 3 -Entendendo seus colegas, Melhorar a produtividade de indivíduos e equipes, Mediando combinados descumpridos
- 3.6AULA 4 – Mediando combinados descumpridos, Realizar reuniões mais efetivas, Lidar de maneira eficaz com conversas difíceis
- CNV NA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO6
- PRATICANDO CNV4
- AVALIAÇÃO0