Pontos críticos do Processo Administrativo Disciplinar
Carga horária: 130 horas
Objetivo: Oferecer aos Servidores Públicos curso referência em processo administrativo disciplinar, focado em aspectos teóricos e práticos relacionados com a Instauração (Juízo de adminissibilidade), as técnicas de entrevista e interrogatório para utilização no PAD, termo de indiciamento e relatório final da comissão, Julgamento, Recursos e Processo de Revisão, todos atos previstos no Processo Administrativo Disciplinar da Lei nº 8.112 de 1990, pertinente com a atuação de todos os cargos públicos sujeitos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, visando excelência técnica dos servidores nos procedimentos correicionais.
Público-alvo: Servidores Públicos
Justificativa: Ao longo de mais de 20 anos de atuação em cursos de PAD em diversos órgãos federais, pudemos perceber que as maiores dificuldades das comissões processantes são justamente relacionadas com aplicação das técnicas adequadas para a realização das oitivas das testemunhas e dos interrogatórios dos acusados, bem como relacionadas com a confecção do termo de indiciamento dos acusados e do relatório final da comissão. Paralelamente a isso, as etapas do Processo Administrativo Disciplinar que competem às Autoridades (Instauradora e Julgadora) costumam ser objeto de questionamentos judiciais. A atuação dos servidores responsáveis por realizar as apurações disciplinares precisa estar pautada na legislação vigente e nos últimos posicionamentos e entendimentos da Jurisprudência e das orientações dos órgãos de controle. O conhecimento de todos os servidores relacionado com as etapas obrigatórias do PAD e as técnicas adequadas para a execução do trabalho é fator relevante para que o resultado alcançado seja de excelência.
Todo servidor público estável pode ser designado para participar de apurações disciplinares, conforme previsto na Lei 8.112/1990. O conhecimento das técnicas adequadas para realizar a correta apuração disciplinar é essencial para um desempenho eficiente do servidor designado para atuação.
Para que tal função seja desempenhada com o máximo de eficiência, é imperativo que o servidor público esteja em permanente atualização profissional, preferencialmente, dedicando períodos selecionados do seu tempo para desenvolver capacitação específica sobre o tema.
Para isso, o curso tratará inicialmente do juízo de admissibilidade e da instauração do Processo Administrativo Disciplinar, se ocupando em seguida das técnicas de entrevista e interrogatório passíveis de serem utilizadas nos depoimentos das testemunhas e nos interrogatórios dos acusados no PAD. Na sequência o curso tratará da confecção do termo de indiciamento, previsto nos artigos 161 e seguintes e da confecção do relatório final da comissão processante, previsto nos artigos 165 e seguintes da Lei nº 8.112/1990. Ao final, após ter tratado dos pontos críticos no trabalho da Comissão de PAD, o curso volta a tratar de pontos sensíveis relacionados com a atuação da Autoridade, trazendo os aspectos teóricos e práticos do julgamento, dos recursos (pedido de reconsideração e recurso hierárquico) e do processo de revisão, previsto nos artigos 174 a 182 da Lei nº 8.112/1990. Sempre trazendo a legislação pertinente e os entendimentos mais recentes da AGU, MPF e CGU sobre os temas visando inserir o servidor no contexto normativo atualizado de estudos.
Desta forma, o curso se revela essencial para a capacitação do servidor público, na medida que o coloca a par da legislação e dos cuidados a serem observados quando do planejamento, execução e confecção dos termos de depoimento de testemunhas, termos de interrogatório dos acusados, termos de indiciamento de acusados, relatório final da comissão processante, recursos (pedido de reconsideração e recurso hierárquico) e processo de revisão de Processo Administrativo Disciplinar, bem como o habilitando para analisar criticamente o juízo de admissibilidade, a instauração e o julgamento. Articulando leis [ lato sensu ], doutrina e jurisprudência, o servidor público estará capacitado não só a criticar os procedimentos adotados mas também a atuar na apuração disciplinar com excelência, o que, de forma específica reduz a chance de anulação do ato administrativo; sob uma ótica mais ampla, preenche os princípios da legalidade, finalidade, motivação e efetividade, maximizando os direitos fundamentais dos administrados, e. g. contraditório, ampla defesa e devido processo; e, por fim, de um ponto de vista macro, contribui para o adequado processamento das infrações disciplinares no que se refere ao eixo sancionatório, pilar fundamental previsto na Lei 8.112/1990 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União.
Fica claro então que o presente curso se enquadra perfeitamente no novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Polícia Rodoviária Federal, em seu item 11 que regulamenta os afastamentos para licença capacitação do servidor. Os itens g) Integridade; k) Sistema jurídico; e n) Corregedoria; assim como as prioridades previstas no Anexo III: 66 Conhecer os deveres, proibições, responsabilidades, condutas graves, infrações disciplinares e penalidades; 252 Conhecer os meios de obtenção de prova e as medidas cautelares no âmbito de procedimentos correcionais; 412 Conhecer os aspectos gerais da produção do conhecimento em procedimentos correcionais; 436 Compreender os procedimentos administrativos disciplinares como instrumentos de cunho investigativo, apuratório e alternativos voltados à preservação da regularidade dos serviços da PRF; estão todos contemplados tanto no conteúdo teórico do curso, quanto no efeito prático que terá na atuação posterior do servidor.
Competência: Compreender as técnicas adequadas no planejamento, execução e confecção do juízo de admissibilidade, instauração, termos de depoimento de testemunhas, termos de interrogatório dos acusados, termos de indiciamento e relatório final da comissão, julgamento, recursos e processo de revisão do Processo Administrativo Disciplinar, analisar as normas vigentes sobre os citados instrumentos e conhecer as etapas necessárias para a elaboração ou condução dos trabalhos de forma tecnicamente impecável, e lastreada na justiça, profissionalismo e excelência.
Recursos: videoaulas, material didático em PDF para download, exercícios, fóruns e avaliação final.
Professor: Rodrigo Costa Rodrigues
Conteúdo Programático:
UNIDADE I – Instauração do Processo Administrativo Disciplinar – 15h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer as condições preexistentes necessárias para a instauração do PAD;
● Identificar a Autoridade com competência para instauração do PAD; ● Identificar os elementos da Portaria de instauração; ● Compreender a portaria de instauração no contexto dos direitos assegurados na Constituição Federal; |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
1. Juízo de Admissibilidade: Condições necessárias para instauração de PAD;
2. Competência de instauração 3. Elementos da portaria instauradora 4. Princípios do devido processo legal, da presunção de não-culpabilidade e da publicidade
|
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
UNIDADE II – Técnicas de Entrevista e Interrogatório – 25h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Identificar a ordem adequada para oitiva das testemunhas;
● Identificar a ordem adequada para as perguntas a serem formuladas para as testemunhas; ● Identificar a ordem adequada para as perguntas a serem formuladas aos acusados; ● Compreender as oitivas de testemunhas e interrogatórios dos acusados no contexto dos direitos assegurados na Constituição Federal; |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE II – Técnicas de entrevista e interrogatório
1. Vantagens na aplicação de uma técnica; 2. Ordem da oitiva de testemunhas 3. Ordem das perguntas para as testemunhas 4. Ordem da oitiva dos acusados 5. Ordem das perguntas para os acusados |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
UNIDADE III – Termo de Indiciamento – 20h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer os requisitos do termo de indiciamento no PAD
● Identificar os elementos constantes do termo de indiciamento ● Conhecer a estrutura básica do Termo de Indiciamento ● Compreender o termo de indiciamento no contexto dos direitos garantidos pela Constituição Federal |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE III – Termo de Indiciamento
1. Hipóteses de confecção 2. Requisitos do termo de indiciamento 3. Estrutura básica do termo de indiciamento 4. Relação entre o termo de indiciamento e o pré-julgamento |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
UNIDADE IV – Relatório final – 20h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer a estrutura básica do relatório final da comissão processante;
● Tópicos relevantes do relatório final; ● Compreender o relatório final da comissão no contexto do direito disciplinar; |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE IV – Relatório final
1. Estrutura básica 2. Dos atos antes da Portaria 3. Da instrução 4. Do indiciamento 5. Da análise da defesa 6. Da conclusão 7. Conexão entre penalidade sugerida e autoridade competente para o julgamento |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
UNIDADE V – Julgamento do processo administrativo disciplinar – 15h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer a estrutura mínima do julgamento do PAD
● Identificar os resultados possíveis no PAD ● Identificar a autoridade competente para o julgamento ● Compreender o julgamento no contexto dos direitos garantidos pela Constituição Federal |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
1. Julgamento que acompanha a sugestão da comissão
2. julgamento que discorda da sugestão da comissão 3. Resultados possíveis no julgamento 4. Competência para julgar no PAD 5. Relação entre o julgamento e as garantias do devido processo legal, da publicidade e da presunção de não-culpabilidade. |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
UNIDADE VI – Recursos em processo administrativo disciplinar – 35h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Identificar os recursos previstos na legislação disciplinar;
● Conhecer os requisitos do pedido de reconsideração; ● Conhecer os requisitos do recurso hierárquico; ● Conhecer os requisitos do processo de revisão; ● Compreender os recursos no contexto do direito disciplinar; |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
1. Recursos previstos na legislação
2. Pedido de reconsideração 3. Recurso hierárquico 4. Processo de revisão 5. Competências para o julgamento de cada recurso; 6. Recursos disciplinares no contexto do direito disciplinar |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
Recursos do curso
- Leituras 20
- Questionários 1
- Duração 30 dias
- Nível de habilidade Todos os níveis
- Alunos 22
- Avaliação Automática
Conteúdo
- 4 Sections
- 20 Lessons
- Duração da vida
- Documentos1
- Material de Apoio6
- Vídeo Aulas13
- 3.1Apresentação do Módulo3 Minutes
- 3.2Conteúdo9 Minutes
- 3.3Pontos Críticos do PAD – Aula 1 (Juízo de Admissibilidade) – Parte 130 Minutes
- 3.4Pontos Críticos do PAD – Aula 1 (Juízo de Admissibilidade) – Parte 239 Minutes
- 3.5Pontos Críticos do PAD – Aula 2 (Técnicas de Entrevista e Interrogatório) – Parte 125 Minutes
- 3.6Pontos Críticos do PAD – Aula 2 (Técnicas de Entrevista e Interrogatório) – Parte 239 Minutes
- 3.7Pontos Críticos do PAD – Aula 3 (Indiciamento) – Artigo 11622 Minutes
- 3.8Pontos Críticos do PAD – Aula 3 (Indiciamento) – Artigo 11710 Minutes
- 3.9Pontos Críticos do PAD – Aula 3 (Indiciamento) – Artigo 13234 Minutes
- 3.10Pontos Críticos do PAD – Aula 4 – Relatório Final33 Minutes
- 3.11Pontos Críticos do PAD – Aula 5 – Julgamento42 Minutes
- 3.12Pontos Críticos do PAD – Aula 6 – Parte 1 – Pedido de Reconsideração e Recurso Hierárquico17 Minutes
- 3.13Pontos Críticos do PAD – Aula 6 – Parte 2 – Processo de Revisão e Controle Externo20 Minutes
- Questões da prova1
1 Comentário
Excelente curso e didática clara e objetiva. Obrigada pelo conhecimento professor Rodrigo!