Processo Administrativo Disciplinar Rito Ordinário
Carga horária: 130 horas
Recursos: videoaulas, material didático em PDF para download, exercícios, fóruns e avaliação final.
Objetivo: Oferecer aos Servidores Públicos curso referência em legislação disciplinar federal, focado em aspectos teóricos e práticos relacionados com o Processo Administrativo Disciplinar rito ordinário, previsto na Lei nº 8.112 de 1990, pertinente com a atuação de todos os cargos públicos sujeitos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, visando excelência técnica dos servidores nos procedimentos correicionais.
Público-alvo: Servidores Públicos
Justificativa: A legislação disciplinar mudou bastante nos últimos tempos. A atuação dos servidores responsáveis por realizar as apurações disciplinares precisa estar pautada na legislação vigente e nos últimos posicionamentos e entendimentos da Jurisprudência e das orientações dos órgãos de controle.
Todo servidor público estável pode ser designado para participar de apurações disciplinares, conforme previsto na Lei 8.112/1990. O conhecimento dos instrumentos adequados para realizar a correta apuração disciplinar é essencial para um desempenho eficiente do servidor designado para atuação.
Para que tal função seja desempenhada com o máximo de eficiência, é imperativo que o servidor público esteja em permanente atualização profissional, preferencialmente, dedicando períodos selecionados do seu tempo para desenvolver capacitação específica sobre o tema.
Para isso, o curso tratará integralmente do Processo Administrativo Disciplinar, sob o rito ordinário, previsto nos artigos 143 e seguintes da Lei nº 8.112/1990, trazendo as hipóteses de aplicação, a legislação pertinente e os modelos das peças processuais.
Como objeto do curso, serão tratados os aspectos práticos relacionados com a tomada de decisão de quando utilizar e como conduzir e concluir o Processo Administrativo Disciplinar sob o rito ordinário, trazendo os entendimentos mais recentes da AGU, MPF e CGU visando inserir o servidor no contexto normativo atualizado de estudos.
Desta forma, o curso se revela essencial para a capacitação do servidor público, na medida que o coloca a par da legislação e dos cuidados a serem observados quando da utilização e da condução do Processo Administrativo Disciplinar sob o rito ordinário. Articulando leis [ lato sensu ], doutrina e jurisprudência, o servidor público estará capacitado não só a criticar os procedimentos adotados mas também a atuar na apuração disciplinar com excelência, o que, de forma específica reduz a chance de anulação do ato administrativo; sob uma ótica mais ampla, preenche os princípios da legalidade, finalidade, motivação e efetividade, maximizando os direitos fundamentais dos administrados, e. g. contraditório, ampla defesa e devido processo; e, por fim, de um ponto de vista macro, contribui para o adequado processamento das infrações disciplinares no que se refere ao eixo sancionatório, pilar fundamental previsto na Lei 8.112/1990 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União.
Fica claro então que o presente curso se enquadra perfeitamente no novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Polícia Rodoviária Federal, em seu item 11 que regulamenta os afastamentos para licença capacitação do servidor. Os itens g) Integridade; k) Sistema jurídico; e n) Corregedoria; assim como as prioridades previstas no Anexo III: 66 Conhecer os deveres, proibições, responsabilidades, condutas graves, infrações disciplinares e penalidades; 252 Conhecer os meios de obtenção de prova e as medidas cautelares no âmbito de procedimentos correcionais; 412 Conhecer os aspectos gerais da produção do conhecimento em procedimentos correcionais; 436 Compreender os procedimentos administrativos disciplinares como instrumentos de cunho investigativo, apuratório e alternativos voltados à preservação da regularidade dos serviços da PRF; estão todos contemplados tanto no conteúdo teórico do curso, quanto no efeito prático que terá na atuação posterior do servidor.
Competência: Compreender as hipóteses de aplicabilidade do Processo Administrativo Disciplinar de rito ordinário, analisar as normas vigentes sobre o citado instrumento apuratório e conhecer as etapas necessárias para a elaboração ou condução dos trabalhos de forma tecnicamente impecável, e lastreada na justiça, profissionalismo e excelência.
Professor: Rodrigo Costa Rodrigues
Conteúdo Programático:
MÓDULO I – Fase pré-processual – 20h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer as normas que regem o Processo Administrativo Disciplinar sob o rito ordinário;
● Identificar as hipóteses de utilização do PAD rito ordinário; ● Compreender o PAD rito ordinário no contexto do direito disciplinar; ● Compreender as etapas necessárias para a adequada instauração do PAD rito ordinário. |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE I – Fase pré-processual
1. Atos sujeitos à apuração disciplinar 2. Materialidade e autoria 3. Competência para instauração 4. Artigo 148 da Lei 8.112/90 |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
MÓDULO II – Instauração – 10h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer os requisitos da Portaria de instauração do PAD
● Identificar as hipóteses de impedimento e suspeição |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE II – Instauração
1. Portaria 2. Hipóteses de Impedimento 3. Hipóteses de Suspeição 4. Lei nº 8.112/1990 5. Lei nº 9.784/1999 |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
MÓDULO III – Instalação da Comissão e providências iniciais – 30h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer a estrutura de uma ata de instalação de comissão;
● Estruturar uma ata de instalação de comissão, de acordo com os normativos legais; ● Conhecer os requisitos da notificação inicial dos acusados; ● Conhecer os requisitos das comunicações iniciais da Comissão; |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE III – Instalação da Comissão e providências iniciais
1. Ata de Instalação 2. Modelo de Ata de Instalação 3. Notificação Inicial dos acusados 4. Comunicação à Autoridade Instauradora 5. Comunicação ao RH da Instituição |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
MÓDULO IV – Instrução processual – 35h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Identificar as provas passíveis de serem produzidas no PAD;
● Conhecer a ordem de oitiva de depoentes; ● Conhecer a ordem da elaboração das perguntas para os depoentes; ● Conhecer os requisitos para solicitação de perícia ● Conhecer os requisitos para realização de oitiva através de videoconferência. |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE IV – Instrução processual
1. Provas no PAD 2. Ordem de oitiva no PAD 3. Ordem das perguntas nos depoimentos 4. Videoconferência 5. Perícia 6. Acareação |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
MÓDULO V – Indiciamento, Defesa e Relatório Final – 35h/a
Objetivos Específicos | Desenvolvimento e Recursos | Conteúdo |
● Conhecer a estrutura do Indiciamento;
● Compreender a análise da defesa escrita; ● Compreender as hipóteses de revelia e defensor dativo ● Conhecer a estrutura do Relatório Final da Comissão |
– Ensino à distância
– Videoaulas – Material Didático em PDF para acompanhamento das aulas – Leituras complementares sugeridas – Exercícios de fixação |
UNIDADE V – Indiciamento, defesa e relatório final
1. Requisitos do Indiciamento 2. Estrutura do Indiciamento 3. Requisitos da defesa escrita 4. Revelia e defensor dativo 5. Relatório Final |
– Avaliação à distância | AVALIAÇÃO FINAL DOS CONHECIMENTOS
● Prova final objetiva ● Estudo de caso prático |
Recursos do curso
- Leituras 29
- Questionários 1
- Duração 130 horas
- Nível de habilidade Todos os níveis
- Alunos 18
- Avaliação Automática